top of page
Marble Surface
201908_drauzio_apneia-sono_147498807_bel

Ronco & Apneia

Milhões de pessoas ao redor do mundo, sofrem com a atividade do ronco durante o sono. Embora algumas dessas pessoas sejam “roncadores simples” ou roncadores primários, muitas delas, têm um distúrbio grave do sono denominado Apneia Obstrutiva do Sono (AOS).

Compreender as diferenças entre Apneia do Sono e Ronco Primário é o primeiro passo para o tratamento eficaz de ambas as condições. 

Mas lembre-se, se você está sendo cutucado ou acotovelado durante a noite por seus parceiros de cama ou quarto, e se sente frustrado, é importante saber, que o ronco pode ser silenciado e sua qualidade de vida, ter um ganho exponencial.

Faça sua pesquisa

Saber a diferença entre as duas condições é fundamental para determinar o tratamento adequado. 

O ronco é o resultado do relaxamento dos tecidos da garganta o suficiente para bloquear parcialmente as vias aéreas e vibrar, criando um som. Dependendo da anatomia de um indivíduo e de outros fatores de estilo de vida, como consumo de álcool e peso corporal, o som da vibração pode ser mais alto ou mais baixo.

O ronco alto e frequente é um dos indicadores da apneia do sono, que é uma condição crônica caracterizada por pausas na respiração ou respirações rasas durante o sono. 

Quando as pessoas com apneia do sono adormecem, elas podem parar de respirar por 10 segundos ou mais, até um minuto ou mais. Ambas as condições podem ser causadas ou agravadas pela obesidade, língua e amígdalas grandes, envelhecimento e formato da cabeça e pescoço.

Identificando o problema

Se você ou seu parceiro ronca alto com frequência, para de respirar, engasga ou engasga durante o sono, experimenta inquietação excessiva à noite ou se sente excessivamente sonolento durante o dia, é importante realizar uma consulta. Dar este primeiro passo para fazer o teste antes de iniciar qualquer tratamento evita autodiagnostico impreciso, tratamento inadequado e / ou rejeição prematura do problema. 

Tratamento

Os tratamentos para o ronco vão desde alterações no estilo de vida, como perda de peso, diminuição do consumo de álcool e alteração da posição de dormir, dispositivos orais e até cirurgias. Frequentemente, o ronco pode ser descartado como uma parte natural do envelhecimento. Embora seja verdade que o ronco pode aumentar com o tempo com a idade e o ganho de peso, não deve ser aceito como uma conjuntura comum e padrão da vida. Ele pode e geralmente deve ser tratado - para o bem do roncador e de seu parceiro.

Não subestime os riscos para a saúde

Mais do que apenas um incômodo barulhento, o ronco e a apneia do sono podem ter sérias ramificações para a saúde. Pessoas que sofrem de Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS), geralmente saem do sono profundo para o sono leve quando sua respiração para, o que diminui a qualidade do sono. A SAOS também pode desencadear a liberação de hormônios do estresse, mudar a forma como seu corpo usa a energia e fazer você se sentir cansado e sonolento durante o dia. Além disso, existem vários potenciais efeitos negativos para a saúde do sono inadequado, como ganho de peso, perda de memória, envelhecimento da pele e muito mais.

Também há evidências de que a SAOS leva a um risco maior de hipertensão, ataque cardíaco, derrame, insuficiência cardíaca congestiva, fibrilação atrial, diabetes, certos tipos de câncer e até morte súbita. O tratamento de qualquer uma das condições pode diminuir esses riscos.

Não se esqueça de que enquanto você está dormindo, outros não estão.

Embora o roncador possa não sentir que a condição está perturbando seu sono, o parceiro que está sendo mantido acordado a noite toda por causa do barulho pode se sentir diferente. Os relacionamentos podem ser seriamente prejudicados se os parceiros ficarem irritados por ficarem acordados ou por terem que dormir em quartos separados. 

Mais de 41% das mulheres que dizem que precisam de uma boa noite de sono, em vez disso, a têm interrompida por um parceiro que ronca. A falta de sono ou a necessidade de separação noturna podem gerar ressentimentos e diminuir a intimidade nos relacionamentos.

Existem riscos adicionais à saúde decorrentes da falta de sono consistente de alta qualidade, incluindo maior tendência a acidentes, dificuldade de concentração, atenção e vigilância prejudicadas, bem como outros riscos graves, como doenças cardíacas, derrame cerebral e diabetes. Essa falta de sono pode promover ganho de peso e, ao mesmo tempo, acelerar o envelhecimento da pele e do cérebro.

Lembre-se

Sua saúde depende de dormir o suficiente. Se você ou seu parceiro apresentarem algum sintoma de ronco ou apneia do sono, estamos a disposição para atendê-lo. Existem tratamentos, e você pode ter suas noites de descanso de volta.

Nada mais lindo que o brilho do seu sorriso

Confira mais em áreas de atuação e tratamentos.

Entre em contato para agendar sua consulta.

bottom of page